quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CHARGE



          A charge é um gênero textual que possui linguagem verbal e não verbal. É caracterizada pela presença da ironia e está relacionada a um fato real. Essa charge, se refere à arquitetura de Niemeyer, especialmente, a uma das suas principais características que é o uso abundante das curvas, ou seja, seus projetos não possuem esquinas. Ironicamente, a ilustração e o texto tratam da comparação entre os projetos de Niemeyer e os de Deus, como o exemplo do Planeta Terra.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Charge



     A charge é um texto que possui linguagem verbal e não-verbal alusido à um fato real com ironia. 
      Essa charge se refere à uma avenida gigantesca que cruzaria Berlim de ponta a ponta, idealizada por Hitler após a Primeira Grande Guerra Mundial, em que, à época, pretendia construir uma cidade monumental que, ironicamente, era um ideal inalcançável.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Charge

A charge é um texto com linguagem verbal e não verbal.
Essa charge faz alusão ao Congresso Nacional, simbolizando-o com excrementos. Expõe o modo com que a arquitetura desse monumento torna-se símbolo dos problemas de corrupção política no Brasil.
A irônia é formada por meio da comparação entre o edifício símbolo da Capital Federal, uma obra modernista de grande impacto monumental, e o lixo, a sujeira.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Perfil Acadêmico - Letícia Macêdo

Eu escolhi o curso de Arquitetura e Urbanismo porque me interessei ao longo dos anos por essa profissão. Em Arquitetura pesquisei áreas nas quais eu poderia atuar, sendo essas, correspondentes ao que eu almejava desde a escolha do curso.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Perfil Acadêmico - Natália Moreira

Desde pequena admiro muito a Arquitetura, ia à Ouro Preto e ficava deslumbrada com as construções. Apesar disso, não era o que eu imaginava para minha vida profissional. Até que depois de ter passado por outro curso, que acabei achando muito teórico, resolvi pesquisar sobre um curso mais prático e que envolvesse arte. Como muitos familiares são ligados à Arquitetura, conversei com eles e acabei me apaixonando pelo mundo arquitetônico.

Perfil Acadêmico - Marcia Oliveira

Sou Marcia, estudante do segundo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, com o objetivo de adquirir conhecimentos e técnicas que aliem beleza, criatividade, conforto e economia na construção de edifícios e decoração de interiores.

Perfil Acadêmico - Bruno de Castro

Sempre tive um grande interesse pela dinâmica do espaço urbano e suas influências, a arte de desenvolver e criar espaços foi o que de fato me trouxe para o curso de arquitetura e urbanismo.

Perfil Acadêmico - Beatriz Galvão

Optei por fazer Arquitetura e Urbanismo devido à possibilidade de mexer com o belo, transformando e harmonizando o espaço em que vivo. Além da variedade de assuntos que são abordados pela área da Arquitetura, a proximidade do curso com o mundo artístico foi de grande importância para a minha escolha.

Perfil Acadêmico - Mylena Lopes

Meu interesse pelo mundo da arquitetura é antigo e, mesmo sem alguma influência direta da família ou de amigos, eu escolhi o curso, pois sempre me chamou atenção a sua amplitude e os vários campos de atuação possíveis na área de Arquitetura e Urbanismo, além da sua proximidade com o mundo artístico e a possibilidade de atuar na vida das pessoas.

Perfil Acadêmico - Priscila Alexandre

Tive contato com arquitetura a pouco tempo de terminar o ensino fundamental (2004), até então pensava em fazer medicina. Comecei a pesquisar sobre arquitetura e percebi que sempre fez parte das minhas preferencias devido ao interesse pela arte, pintores, e mesmo sem o conhecimento sobre o assunto, por obras. Decidi então optar por Arquitetura e Urbanismo, dois assuntos que fizeram parte do meu desenvolvimento e despertaram, por curiosidade própria, o interesse em aprofundar meu conhecimento.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Perfil Acadêmico - Heloísa Nazário

            Eu escolhi o curso de Arquitetura e Urbanismo por influência familiar, já que meus pais são construtores. Além disso, fiz essa escolha por ter criatividade e adoração pelas artes. Pretendo projetar, criar e inventar de maneira inovadora pelo mundo todo.

Perfil Acadêmico - Layane Mendes

            Eu escolhi o curso de Arquitetura e Urbanismo, por ter fascínio pela arte de criar, projetar, decorar e "construir". Antes da minha escolha, pesquisei vários cursos e o que mais me identifiquei foi Arquitetura. Então, resolvi arriscar e, até o momento, obtive sucesso na minha escolha. O curso tem superado minhas expectativas.